cinema

Este curso foi criado e é oferecido por professores com as seguintes instituições de vinculação:

- Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
- Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
- Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo

O presente curso tem como objetivo possibilitar o ensino de aspectos da saúde mental e da psicopatologia, com principal enfoque para a personalidade e seus transtornos. Busca atender à demanda de formação de profissionais críticos, reflexivos e sensíveis ao cuidado da população, especialmente aos indivíduos que apresentam transtornos mentais.

Público-alvo: estudantes de graduação de cursos da área da saúde, e áreas relacionadas à saúde mental/psiquiatria (direito, assistência social…)

Duração: 20 horas.

Metodologia: trata-se de curso virtual, assíncrono, autoinstrucional, o qual utiliza como principais estratégias: aulas expositivas, cinemeducation, react to and comment e storytelling (contação de histórias).

Embasamento teórico-científico: fundamentado, principalmente, na Teoria da Aprendizagem Significativa, em Cinemeducation, na Psicopatologia, e no Manual Diagnóstico DSM-5.

Materiais principais: produção audiovisual, cenas de filmes, animações, glossários, fichas filmográficas, capítulos de livros, artigos científicos breves e questionários avaliativos.

Justificativa: ao considerar o contexto contemporâneo, o período de pandemia (COVID-19) e as características dos estudantes de graduação contemporâneos, se fazem necessários meios e processos de ensino-aprendizagem que promovam métodos ativos de ensino teórico-prático em que a elaboração do conhecimento venha a favorecer o desenvolvimento de autonomia, reverberando na geração de competências conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, o ambiente virtual é acessível a parte considerável da população, o que possibilita o alcance de uma amostra considerável de estudantes, em todo o território nacional, com maior viabilidade, quando comparado a um curso presencial.

Avaliação: para obtenção do certificado o estudante deverá responder e acertar 80% das questões do questionário final, e, também, responder à avaliação do curso, após o encerramento das atividades.

Bons estudos a todes!

Tabata Galindo - Instituto de Psicologia da USP e Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP.
Francisco Lotufo Neto - Instituto de Psicologia e Faculdade de Medicina da USP.

Apresentação

O presente curso tem como objetivo possibilitar o ensino de aspectos da saúde mental e da psicopatologia, com principal enfoque para a personalidade e seus transtornos. Busca atender à demanda de formação de profissionais críticos, reflexivos e sensíveis ao cuidado da população, especialmente aos indivíduos que apresentam transtornos mentais.

Público-alvo: estudantes de graduação de cursos da área da saúde, e áreas correlatas à saúde mental/psiquiatria (direito, assistência social…).

Duração: 20 horas.

Metodologia: trata-se de curso virtual, assíncrono, autoinstrucional, o qual utiliza como principais estratégias: aulas expositivas, cinemeducation, react to and comment e storytelling (contação de histórias).

Fundamento teórico-científico: como principais bases estão a Teoria da Aprendizagem Significativa, o Cinemeducation, a Psicopatologia, e o Manual Diagnóstico DSM-5.

Materiais principais: produção audiovisual, cenas de filmes, animações, glossários, fichas filmográficas, capítulos de livros, artigos científicos breves e questionários avaliativos e de fixação.

Justificativa: ao considerar o contexto atual, o período pós-pandemia (COVID-19) e as características dos estudantes de graduação contemporâneos, se fazem necessários meios e processos de ensino-aprendizagem que promovam métodos ativos de ensino teórico-prático em que a elaboração do conhecimento venha a favorecer o desenvolvimento de autonomia, reverberando na geração de competências conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, o ambiente virtual é acessível a parte considerável da população, o que possibilita o alcance de uma amostra ampla de estudantes, em todo o território nacional, com maior viabilidade, quando comparado a um curso presencial.

Avaliação: para obtenção do certificado o estudante deverá responder e acertar 80% das questões do questionário final, e, também, responder à avaliação do curso, após o encerramento das atividades.

Responsáveis:

Profª Tabata Galindo - Instituto de Psicologia da USP e Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP.
Prof Francisco Lotufo Neto - Instituto de Psicologia e Faculdade de Medicina da USP. 

Bons estudos a todes!