cinema

Para este curso, recomendamos que assistam as vídeo-aulas completas, consultem os arquivos anexos, artigos, capítulos e glossários. 

Não deixem de acessar as referências na íntegra! O curso completo se fundamenta nas obras indicadas no tópico abaixo "Referências Fundamentais". Ao final de cada aula, pode haver outras sugestões mais específicas para a temática em foco, possibilitando o aprofundamento teórico.

Se possível, acessem também as fichas filmográficas e assistam aos filmes-exemplo na íntegra, após a conclusão do curso.

Encerrado o curso, façam também a avaliação do mesmo. Isso será importante para obter o certificado e nos possibilitar a implementação de alterações e melhorias futuras.

Desejamos um bom curso!
Profª Tabata Galindo e Prof Francisco Lotufo Neto. 

Apresentação

O presente curso tem como objetivo possibilitar o ensino de aspectos da saúde mental e da psicopatologia, com principal enfoque para a personalidade e seus transtornos. Busca atender à demanda de formação de profissionais críticos, reflexivos e sensíveis ao cuidado da população, especialmente aos indivíduos que apresentam transtornos mentais.

Público-alvo: estudantes de graduação de cursos da área da saúde, e áreas correlatas à saúde mental/psiquiatria (direito, assistência social…).

Duração: 20 horas.

Metodologia: trata-se de curso virtual, assíncrono, autoinstrucional, o qual utiliza como principais estratégias: aulas expositivas, cinemeducation, react to and comment e storytelling (contação de histórias).

Fundamento teórico-científico: como principais bases estão a Teoria da Aprendizagem Significativa, o Cinemeducation, a Psicopatologia, e o Manual Diagnóstico DSM-5.

Materiais principais: produção audiovisual, cenas de filmes, animações, glossários, fichas filmográficas, capítulos de livros, artigos científicos breves e questionários avaliativos e de fixação.

Justificativa: ao considerar o contexto atual, o período pós-pandemia (COVID-19) e as características dos estudantes de graduação contemporâneos, se fazem necessários meios e processos de ensino-aprendizagem que promovam métodos ativos de ensino teórico-prático em que a elaboração do conhecimento venha a favorecer o desenvolvimento de autonomia, reverberando na geração de competências conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, o ambiente virtual é acessível a parte considerável da população, o que possibilita o alcance de uma amostra ampla de estudantes, em todo o território nacional, com maior viabilidade, quando comparado a um curso presencial.

Avaliação: para obtenção do certificado o estudante deverá responder e acertar 80% das questões do questionário final, e, também, responder à avaliação do curso, após o encerramento das atividades.

Responsáveis:

Profª Tabata Galindo - Instituto de Psicologia da USP e Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP.
Prof Francisco Lotufo Neto - Instituto de Psicologia e Faculdade de Medicina da USP. 

Bons estudos a todes!