A religiosidade e a espiritualidade (R/E) têm papel importante na vida cotidiana da maior parte da população brasileira. Em situações de adoecimento, muitas pessoas recorrem a esta dimensão para enfrentar o seu problema de saúde e suas consequências psicológicas/emocionais.

De forma consistente, pacientes, médicos, estudantes de medicina, educadores médicos e outros profissionais da saúde têm atribuído mais importância a R/E na prática clínica. Porém, observa-se que a maioria dos médicos e outros profissionais ainda não abordam esta questão prática, e consequentemente, pacientes continuam a não ter suas necessidades espirituais avaliadas.

Já é bem estabelecido em diversos estudos científicos que R/E está associada à melhor saúde física e mental. Com todos estes elementos, no entanto, ainda se observa uma carência em treinamentos para abordar a espiritualidade na prática clínica, coletar um histórico espiritual e desenvolver práticas e intervenções voltadas ao cuidado da espiritualidade. Visando preencher esta lacuna, desenvolvemos este curso, que pretende dar uma introdução às aplicações clínicas da espiritualidade no campo da saúde.